domingo, 15 de agosto de 2010

O FILME AVATAR E A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE


Ao assistirmos o filme do diretor americano James Cameron intitulado de “Avatar” percebemos que seu principal objetivo é despertar a consciência ecológica e a preservação do meio ambiente.
O titulo do filme se deve ao fato de que o ator principal, Jacke Sully, e alguns seres humanos têm sua consciência ligada a um Avatar (híbrido humano-Na'vi), criado por um grupo de
cientistas através de engenharia genética, para interagir com os nativos do planeta Pandora em busca de ricas minas de um valioso minério.
Quando em todo o planeta a maior preocupação do homem é a destruição crescente do meio ambiente, somada as catástrofes, terremotos, maremotos, tsunamis, enchentes, aquecimento global, e a distância cada vez maior da humanidade em relação às forças da natureza, o filme Avatar conquista um espaço fundamental no imaginário humano, pois busca conscientizar as pessoas a preservarem o meio ambiente, mostrando o que a ganância humana é capaz de fazer. Ficam bem claras as conseqüências da devastação e exploração ambiental no planeta em favor do progresso econômico e tecnológico. Percebemos uma exploração humana tão desregrada e ilimitada que levou os homens a saírem do planeta terra para irem buscar recursos em outro planeta, agindo de forma a não se importar com a preservação da vida existente neste lugar.
Ao contrário dos humanos, que utilizam suas tecnologias para extrair riquezas não se importando com as conseqüências ambientais, os Na’vis são um exemplo de comportamento quanto à preservação da natureza. Eles se portam de forma consciente quanto à preservação ambiental através dos seus hábitos de vida apresentados em todo o filme, e principalmente no momento em que os humanos começam a atacar e destruir seu planeta, onde vemos claramente esse conflito de interesses.
A atual situação do meio ambiente no globo nos desafia a preservar os recursos naturais e, ao mesmo tempo, possibilitar um desenvolvimento social justo, permitindo que a sociedade atinja uma melhor qualidade de vida em todos os aspectos. O filme Avatar nos traz a lição de que os recursos naturais são escassos e que as necessidades humanas tendem cada vez mais aumentar. Cabe a cada um de nós nos conscientizarmos e rever seus conceitos e atitudes em relação ao meio ambiente.





Um comentário: